As mudanças legislativas, a escassa disponibilização de recursos e a falta de reconhecimento da classe são algumas adversidades no dia a dia dos médicos, independentemente da especialidade. Apesar desse difícil quadro, o Dia do Médico (nesta quinta-feira, dia 18), deve ser lembrado pelas ações destes profissionais ao contornar dificuldades para atender às necessidades dos pacientes.
Por entender esses desafios e adversidades no exercício de diversas profissões, a ANAMT atenta para a importância de ambientes adequados e saudáveis para todos. Que a data seja de celebração para os profissionais e que busquemos as melhores condições de trabalho para os médicos.
Ampliar o debate sobre a importância da categoria é uma forma de levar a discussão para além da classe médica e alcançar outras esferas da sociedade, atendida por esses dedicados profissionais e diretamente prejudicada pelas condições precárias, ocasionadas pela desatenção ao setor.
Assim como outras profissões, a Medicina envolve riscos biológicos, ergonômicos e sociais no exercício da profissão, aspectos que a ANAMT busca reduzir para preservar a saúde e o bem-estar dessas pessoas no local de trabalho. Como seus pacientes, os médicos também são trabalhadores e a saúde deles também deve ser assistida adequadamente.
A ANAMT celebra aqui o trabalho desempenhado por todos os médicos brasileiros, ainda que diversos percalços existam, e parabeniza os colegas pela coragem e determinação diária em busca do mesmo objetivo: ajudar o próximo.