O Centro Universitário Cesmac, em Maceió (AL), sedia a primeira residência médica em Medicina do Trabalho do estado de Alagoas. O curso, que já concluiu o primeiro processo seletivo, com duas aprovações, é o segundo do Nordeste sobre a especialidade.
“Submetemos o processo ao Ministério da Educação e projeto junto à Comissão de Residência Médica do MEC, que o aprovou. É uma especialidade com uma ligação imensa com a saúde do trabalhador, seu trabalho, com foco na prevenção de doenças, de acidentes, promoção de saúde e da qualidade de vida. Para que o médico tenha qualidade nesse sentido, precisa fazer a residência para lidar com esses parâmetros da medicina moderna”, explica a médica do trabalho Marilurdes Barros.
Para oferecer a formação adequada, ela ressalta a infraestrutura do Centro, os professores envolvidos e demais parcerias. “A instituição tem um estrutura física completamente preparada, corpo docente de profissionais qualificados para conduzir o curso e parceiros do estado e do município para dar todo o suporte necessário e formar médicos com todas as competências necessárias”, ressaltou.