O primeiro dia do 20º Congresso Nacional ANAMT teve início com a conferência magna sobre O Progresso da Prevenção em Saúde Ocupacional, realizada pelo presidente da ANAMT, Dr. Francisco Cortes Fernandes, e presidida por Dr. Ruddy Facci, assessor da presidência da Associação com participação de consultor do Presidente.
Em seguida, foram realizados os painéis A Evolução da Medicina do Trabalho, com apresentações de Dr. Ruddy Facci, que falou sobre a História da Prevenção, desde Ramazzini até dias atuais. O diretor de Relações Internacionais da ANAMT, Dr. Ricardo Turenko, abordou o assunto O Médico do Trabalho na Assistência Integral à Saúde do Trabalhador. A procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Cirlene Zimmerman, tratou do tema Fortalecimento da Saúde do Trabalhador do SUS.
Outro painel, sobre Emergências Sanitárias, coordenado pela Dra. Lúcia Rohde, reuniu os temas Plano de Contingenciamento nas Emergências e Pandemias, apresentado pelo Dr. Kenji Saito (EUA), Como Lidar com o Impositivo de Autoridades Frente às Decisões de Cunho Técnico-Científico?, tratado por Dra. Sandra Gonçalves, e PCMSO nas Emergências Sanitárias, abordado por Dr. Jorge Teixeira.
Global Burden of Diasease foi o assunto principal do painel coordenado por Dra. Mariana de Souza, que contou com apresentações de Dr. Irapuan Barros Júnior, que falou sobre Prevenção em Saúde do Trabalhador em Nível de APS e o Papel da Medicina do Trabalho, Dr. Jorge Carvalho, cujo tema apresentado foi Uso da IA na Gestão em Saúde, e Dr. Fernando Mariya, que tratou do assunto PDCA dos Programas de Prevenção e Promoção de Saúde.
Dr. Leonel Calvano coordenou o painel sobre Gestão em Saúde, que teve as apresentações de Dr. Pietro Gomes, que falou sobre Impactos dos Cuidados em Atenção Primária e Absenteísmo, Dr. Jean Vieira, cujo assunto foi Data Health Analytics, e Dr. Ricardo Sebba, que abordou Longevidade e Doenças Crônicas.
À tarde, foi realizado o painel Doenças Relacionadas ao Trabalho I, sob coordenação de Dra. Tatiana Rigotti, com apresentações de Dra. Suzana Tanni, sobre Long Covid-19, Dr. Jarbas Vieira, que falou sobre Aspectos Clínicos e Diagnósticos das Tendiopatias dos Membros Superiores, Dr. Marco Túlio de Mello, que tratou do assunto Fadiga e Acidentes durante a Jornada de Trabalho: Como Mitigar e Prevenir?, e Dr. Edison Machado, que falou sobre Aspectos Clínicos e Epidemiológicos das Afecções da Coluna.
Transtorno Mental e Trabalho foi o assunto tratado em outro painel, coordenado pela Dra. Valéria Lobo. Panorama dos Benefícios por Incapacidade em Decorrência de Transtornos Mentais foi o tema apresentado por Dr. Eduardo Costa Sá, seguido por Dr. Estevam Vaz, que falou sobre Erros Diagnósticos e Verdades sobre Burnout. Dr. João Silvestre da Silva Junior foi o palestrante seguinte, abordando o tema Instrumento da Análise na Identificação de Casos de Burnout entre Trabalhadores. Dependência Química: Álcool e Outras Drogas, foi outro tema apresentado, por Dra. Carla Bicca.
O último painel do dia tratou do tema Inclusão, Acessibilidade e Violência no Trabalho, cuja coordenação foi de Dr. Joyce Ferro. Avaliação da Deficiência Física: Critérios Clínicos de Enquadramento Legal, foi o assunto tratado por Dr. Paulo Henrique Mulazzani. Avaliação Biopsicossocial da Pessoa com Deficiência e Seus Instrumentos de Avaliação, Para Fins de Cumprimento de Cotas em Concursos Públicos foi o tema da apresentação de Dra. Emilyanna Gonçalves. Dra. Laura Freire falou sobre Violência no Trabalho: Bullying, Assédio Moral e Sexual. Prevenção e Conduta. Dr. Sérgio Roberto de Lucca, por sua vez, falou sobre Riscos Psicossociais e Assédio Moral: Medidas de Prevenção.
No Congresso, ainda ocorreu o simpósio satélite sobre Redução de Custos com Saúde Ocupacional: Conheça 5 estratégias, apresentado por Silvio Gomes, executivo de Contas da SOC. Também ocorreu a conferência sobre Estilo de Vida na Prevenção do Adoecimento no Trabalho, realizada por Dr. José Ignacio Campos, do Chile.