O 21º Congresso Nacional ANAMT, que será realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 30 de setembro de 2 de outubro, foi o tema do webinário apresentado no dia 20 de maio na plataforma ANAMT Virtual e no canal do Youtube da Associação. O objetivo do encontro foi divulgar o Congresso, que este ano vai abordar o tema “Demonstrando, na prática, o valor da Medicina do Trabalho por meio de competências”.
Em sua palestra, a diretora científica da ANAMT, Dra Rosylane Rocha, destacou a preliminar do conteúdo científico do evento, ressaltou a importância do tema escolhido para a edição, apresentou os palestrantes já confirmados e as temáticas das mesas redondas e oficinas já acertadas, entre outras atividades científicas do Congresso. Para finalizar, exibiu um vídeo sobre as opções culturais e turísticas disponíveis na capital mineira.
Dr. Francisco Cortes Fernandes, presidente da ANAMT fez a abertura do webinário, contando com Dra. Walneia Moreira, presidente da Associação Mineira de Medicina do Trabalho (AMIMT), federada da ANAMT em Minas Gerais, que conduziu as apresentações. A transmissão ainda teve a participação de Dra. Elizabeth Dias, médica do trabalho e doutora em Saúde Ocupacional, que falou sobre o convite do presidente da ANAMT para coordenar a atualização e revisão das competências básicas requeridas para o exercício da medicina do trabalho. “A última atualização atualmente vigente foi publicada em 2018. Nesses 5 anos, enfrentamos muitas mudanças no mundo do trabalho”, assinalou.
O tema do 21º Congresso foi elogiado por Dr. Francisco Fernandes. Segundo ele, o assunto central serve como fio condutor para discussões, palestras e atividades, “com o objetivo de despertar o interesse dos participantes, que vão obter a melhor qualidade de informação dentro do nosso evento”, frisou.
Por sua vez, Dra. Walneia Moreira, falou sobre a importância do conteúdo científico e da seleção de conteúdos que farão parte do Congresso, priorizando temáticas relacionadas ao dia a dia dos médicos do trabalho. Ao final do webinário, ela passou a palavra para a diretora de Comunicação da AMIMT, Dra. Fabíola Souza, que falou sobre a programação cultural e social que está sendo preparada para o Congresso.
A transmissão pode ser vista abaixo: