Na última sexta-feira (14), a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) organizou um webinário para esclarecer dúvidas sobre a 53ª Prova de Título de Especialista em Medicina do Trabalho. Foi uma oportunidade valiosa para os candidatos esclarecerem suas dúvidas e se prepararem adequadamente para a prova, proporcionando maior tranquilidade e segurança durante o processo.
Transmitido de forma simultânea e gratuita no canal oficial da instituição no Youtube e na ANAMT Virtual, o evento foi ministrado pelo Dr. Alberthy Ogliari, advogado especialista em Direito Médico e Assessor Jurídico da ANAMT, e contou com a presença do presidente Dr. Francisco Cortes Fernandes; Dra. Marilurdes Monteiro Barros – Diretora de Título de Especialista; e David Atylla, dos sistemas de TI da Associação. As inscrições – para o exame que ocorrerá no dia 29 de setembro de 2024 em Belo Horizonte (MG) – estão abertas neste link até o dia 7 de julho. Esta será a única Prova de Título do ano de 2024.
No início da atividade, Dr. Alberthy detalhou o edital, explicando suas particularidades e requisitos específicos. Ele abordou questões como o tempo de trabalho necessário, a data limite para completar os quatro anos de experiência exigidos e se a pós-graduação precisa estar concluída.
Dra. Marilurdes respondeu às dúvidas mais frequentes dos participantes. Ela discutiu a validade de atuações médicas no exterior, quem deve assinar a declaração de atividades e reforçou questões relacionadas à Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e declarações digitais, incluindo orientações sobre assinatura digital. Também explicou qual certidão é exigida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) e a importância de preencher o currículo vitae (CV) para a pontuação curricular, destacando que, embora não seja eliminatória, é essencial para evitar pontuação zerada. Dra. Marilurdes detalhou o funcionamento da pontuação final, incluindo a pontuação máxima de cada item e seu cálculo, e mencionou que a pontuação de alguns eventos da ANAMT em que pese ser maior que a prevista no edital, deverá respeitar os limites contidos no Edital. Ela reforçou a necessidade de seguir as etapas de avaliação conforme o calendário e lembrou que documentos não são avaliados via e-mail.
David explicou o sistema de submissão de documentos, apresentando um passo a passo de como submeter os documentos, tanto para novos candidatos quanto para aqueles que já se inscreveram na prova 52 e precisam submeter documentos para a prova 53. Ele abordou questões práticas como o tamanho dos arquivos e se devem ser submetidos juntos ou separados. David também detalhou as etapas da submissão, a importância de anexar documentação no CV e como proceder em casos de inscrição incompleta ou recusada, incluindo como visualizar a observação da comissão e fazer os ajustes necessários. Além disso, orientou sobre onde localizar tutoriais, gabaritos e declarações.
O evento foi encerrado pelo Dr. Francisco, que reiterou os pontos principais discutidos e agradeceu a participação de todos. Para mais informações, leia o edital disponível em https://www.anamt.org.br/portal/titulo-de-especialista-em-medicina-do-trabalho/