Com a proximidade do 21º Congresso Nacional da ANAMT, o presidente da ANAMT, Dr. Francisco Cortes Fernandes, tem intensificado a divulgação do evento, que será em Belo Horizonte (MG), de 30 de setembro a 2 de outubro. Um desses encontros foi na sede da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), em Ipatinga (MG), no dia 10 de julho.
Na ocasião, o presidente da Associação convidou e incentivou a equipe da Fundação a participar do evento, que nesta edição abordará o tema ‘Demonstrando, na prática, o valor da Medicina do Trabalho por meio de competências’.
Dr. Guilherme Hauck, coordenador da Residência Médica em Medicina do Trabalho da FSFX, destacou a importância da visita do Dr. Francisco Fernandes.
“É um fato histórico e muito importante para nós. Tivemos a oportunidade de nos aproximar da nossa Associação e conhecer as linhas de pensamento e diretrizes de quem está à frente desse processo”, pontuou Dr. Hauck.
Ao falar sobre o encontro, ele reportou algumas das principais mensagens do presidente da ANAMT.
“Dr. Francisco nos deu uma aula de atuação das boas práticas em Medicina do Trabalho, salientando a importância do atendimento horizontal, prezando pelo bom exame médico e o acompanhamento a longo prazo a fim de avaliar possíveis restrições ao trabalho e evitar adoecimentos. Também reforçou ainda mais os gestores da FSFX sobre a importância de continuar apoiando a Residência Médica em Medicina do Trabalho, promovendo valorização profissional e incentivo científico”, ressaltou Dr. Hauck.
Residência Médica
A Residência em Medicina do Trabalho foi instituída há dois anos e meio na FSFX e já formou duas médicas na especialidade. Em 2024, a Fundação recebeu uma aluna de fora de Ipatinga, o que, para o coordenador Dr. Hauck, representa que a Residência na Fundação está sendo difundida para além da cidade e acredita que a realização do Congresso ampliará ainda mais essa divulgação e procura pela formação.
“Com o 21º Congresso acontecendo em Belo Horizonte esse processo se fortalecerá muito mais, um momento em que todas as residências se juntarão na capital mineira para debates, trocas de experiências e networking”, considera.
Em março, a Fundação anunciará a abertura de inscrição para seleção de dois médicos para Residência em Medicina do Trabalho, na VITA, unidade responsável pela parte de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da FSFX, incluindo próprios, terceiros, mercado e contratos. No total, são 14 Residências nas mais variadas especialidades, segundo Dr. Hauck.
A Fundação: missão
A FSFX é uma entidade beneficente de assistência social, reconhecida pelo Ministério da Saúde e gerencia os serviços de saúde e educação da Siderúrgica Usiminas desde 1969. No início, a missão era atender aos empregados e dependentes da siderúrgica. Atualmente, presta serviços de saúde para a comunidade em geral. Mais de 70% dos atendimentos são feitos a pacientes do SUS, acrescentou o médico.
A entidade está em cinco estados brasileiros (Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul), conta com mais de seis mil funcionários e administra três unidades hospitalares, em Ipatinga e Itabira (MG).
“Estamos no Vale do Aço, região que engloba principalmente Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano e onde estão instaladas as principais Siderúrgicas do país. Em nossa região, a demanda é relativamente grande por médicos do trabalho, mas a qualificação na especialidade estava um pouco baixa. Com o início da Residência Médica e o fomento à valorização profissional esperamos uma mudança cultural das próprias empresas e incentivo às boas práticas já muito salientadas pelo Dr. Francisco Fernandes,” findou o coordenador da FSFX.
Usiminas
Além da recepção na Fundação São Francisco Xavier, Dr. Francisco Cortes Fernandes, visitou as instalações da Usiminas, onde conheceu a estrutura de segurança e saúde da siderúrgica, uma das maiores do país.
Ao falar sobre o encontro, Dr. Renato Barbosa, gerente corporativo de Medicina do Trabalho da Usiminas, destacou que a ocasião foi importante para esclarecer o papel da ANAMT para o desenvolvimento contínuo da especialidade e para a defesa da Medicina do Trabalho:
“Receber a visita do Dr. Francisco foi muito relevante para todos os médicos do trabalho e equipe de saúde da Usiminas. Tivemos oportunidade para realizar troca de experiências e conhecimentos,” ressaltou Dr. Renato.
Outro ponto importante do encontro, que ocorreu em 10 de julho, foi a divulgação do 21º Congresso Nacional. “A realização do Congresso da ANAMT, em Minas Gerais, proporciona uma oportunidade para reunir um expressivo número de médicos do trabalho que atuam no estado para uma intensa troca de conhecimentos técnicos e bastante networking com os colegas especialistas de todo o Brasil e de outros países também”, complementou. A seu ver, o Congresso será um evento tanto para instigar e potencializar atualização técnico-científica dos médicos do trabalho que atuam na Usiminas quanto para inspirar e motivar os médicos examinadores que ainda não são especialistas a se tornarem futuros médicos do trabalho.
“O Congresso é um fórum técnico em Medicina do Trabalho muito abrangente e diversificado, capaz de ofertar conhecimento relevante e atualizado para os médicos que almejam tornarem-se especialistas, para os especialistas que ainda estão nos anos iniciais da carreira e para os especialistas que já possuem maior experiência acumulada”, pontuou Dr. Renato Barbosa.
De acordo com o gerente de Medicina do Trabalho, a siderúrgica conta com 18 médicos do trabalho atuando nas empresas Usiminas, sendo 12 próprios e seis da FSFX, além de dez médicos examinadores da Fundação.
“A área de Saúde compõe a equipe de Gestão de Pessoas que está diretamente ligada à presidência da Usiminas”, explicou. “As equipes são multidisciplinares e compostas por profissionais próprios e terceiros que são especialistas em suas respectivas áreas de atuação. Importante salientar que as áreas de Segurança e de Saúde não compõem a mesma diretoria, mas atuam em sinergia e cooperação na Usiminas”, resumiu o médico.
De acordo com o Dr. Renato Barbosa, a FSFX é uma grande parceira da Usiminas, principalmente no suporte de qualidade em saúde assistencial tanto terapêutica quanto preventiva, como frisou o especialista. “A FSFX também provê recursos humanos especializados e recursos materiais nas áreas de saúde ocupacional, saúde emergencial pré-hospitalar, ergonomia, segurança do trabalho, higiene ocupacional e brigada de emergência”, arrematou.