A programação da tarde do primeiro dia do 21º Congresso Nacional ANAMT foi iniciada com a conferência O Presente e o Futuro da Medicina: o Papel Estratégico da Frente Parlamentar da Medicina, realizada pelo deputado Dr. Frederico Escaleira, que ressaltou que a medicina do trabalho é um dos grandes pilares da saúde pública e privada do país.
O parlamentar abordou o aumento do número de faculdades de Medicina no Brasil, que é o segundo país do mundo em número de instituições, com a formação de novos 40 mil médicos anualmente, com expectativa de aumento. Muitos dos novos profissionais, segundo o palestrante, têm formação deficiente pela oferta ineficaz de cursos de qualidade. A mesma tendência se aplicaria às pós-graduacões, enquanto as vagas de residência médica não aumentam na mesma medida.
Sobre o crescimento da tecnologia na área, Dr. Frederico pontuou que nenhuma delas substitui a relação médico-paciente. Ele ainda pontuou que, atualmente, a Frente Parlamentar da Medicina trabalha na aprovação do Exame de Proficiência Médica, a ser acompanhado pelo CFM e aplicado aos formados após a aprovação do exame.
Em seguida, foi realizada a mesa-redonda sobre Gestão em Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, com apresentações de Dr. Leonardo Cabral, que falou sobre mudanças climáticas e o impacto na saúde e segurança dos trabalhadores. Exposição a calor, radiação ultravioleta, agrotóxicos e consequências de eventos climáticos severos foram alguns dos pontos tratados.
O engenheiro Adieliton Freitas tratou do assunto meio ambiente sustentável: responsabilidade social das empresas, e Dr. Gilmar Trivelato abordou o tema avaliação e controle da exposição a agentes químicos. Ele abordou as referências legais (NRs 1, 9 e 15) e apresentou sugestões para gestão da exposição, como caracterização dos casos de zero a 4, definição de critérios para avaliações das exposições e dos riscos, entre outros pontos.
Também ocorreu a mesa-redonda a respeito do tema Doenças Relacionadas ao Trabalho, com apresentações da Dra. Flávia da Silva sobre diabetes, Dr. Roberto de Souza Filho, que falou sobre doenças reumáticas e fibromialgia, Dr. Flávio Andrade, cujo tema foi asma ocupacional, e Dr. Edson dos Santos Junior, que abordou o tema como avaliar restrições e incapacidade nas doenças reumáticas.
Na programação do evento, ainda ocorreram as mesas-redondas sobre Gestão do PCMSO, Perda Auditiva, Segurança no Trabalho I e Gestão da Qualidade de Vida.