‘Inteligência artificial e a medicina do trabalho: oportunidades, desafios e segurança’ é o tema central do 22º Congresso Nacional ANAMT a ser realizado em Goiânia (GO), de 1º a 4 de outubro. Anfitrião do evento, Dr. José Antônio Navarro, presidente da Associação Goiana de Medicina do Trabalho (AGOMT), destaca a expectativa em torno de um congresso de grande porte sediado no Centro-Oeste do país.
“Realizar um evento médico no Centro-Oeste é crucial por várias razões. Embora a região seja amplamente conhecida por sua força no agronegócio, tem havido um crescimento significativo na infraestrutura de saúde, com a presença de redes hospitalares renomadas e um grande polo da indústria farmacêutica. Um evento médico fortalece ainda mais essa evolução, promovendo melhores práticas e inovações. Além disso, a localização centralizada facilita o acesso de profissionais de diferentes regiões do Brasil, incentivando uma maior participação”, ressaltou o médico.
Como nas edições anteriores, a programação foi cuidadosamente planejada, incluindo temas relevantes, atuais e inovadores na prática da Medicina do Trabalho, como frisou o Dr. Navarro. “A expectativa é de que o evento atraia uma participação significativa de médicos do trabalho de todo o Brasil. Esperamos que os profissionais adquiram novos conhecimentos, compartilhem experiências e discutam os avanços mais recentes na área de saúde ocupacional “, destacou o presidente da AGOMT.
A seleção dos conteúdos a serem apresentados ao longo do Congresso é bastante diversificada, com o objetivo de “enriquecer o conhecimento dos participantes e proporcionar insights valiosos”, nas palavras do médico. “A organização conta com diversos profissionais, empenhados em realizar um evento grandioso”. A programação do Congresso também inclui a apresentação de trabalhos científicos.
Sobre a temática central do evento, Dr. Navarro avalia que a Inteligência Artificial (IA) é uma realidade. “Precisamos começar a discutir e entender o que ela tem a contribuir com a Medicina do Trabalho, respeitando os limites éticos e de segurança da nossa profissão. É um tema extremamente oportuno para o momento em que vivemos. Precisamos aprender a usar esta ferramenta em prol da saúde do trabalhador”, pontuou.
A realização do 22º Congresso em Goiânia é mais um atrativo, ressalta o Dr. Navarro. “Goiânia é uma cidade encantadora, com um povo extremamente hospitaleiro e conta com diversas áreas verdes que adicionam beleza e aconchego aos seus belos parques. A gastronomia regional é de dar água na boca, com iguarias como o empadão goiano, a pamonha e o icônico arroz com pequi. Além disso, a cidade oferece uma vida noturna animada, repleta de restaurantes, bares e casas de shows que, além do sertanejo, atendem a todos os gostos musicais”, complementou o médico.
Para facilitar o deslocamento dos congressistas, o local escolhido reúne a logística necessária. O evento será sediado no Centro de Convenções de Goiânia (CCGO). “É no centro da cidade, margeado por ruas e avenidas amplas e com grande capacidade de circulação de veículos, o que facilita muito a logística de deslocamento dos participantes. Além disso, está bem próximo a vários bons hotéis da cidade”, finalizou Dr. Navarro.