O 22º Congresso Nacional ANAMT este ano com o tema central “Inteligência artificial e a medicina do trabalho: oportunidades, desafios e segurança”, abre espaço para os temas atuais ligados à saúde e segurança dos trabalhadores e para a participação de profissionais de diversas áreas, brasileiros ou estrangeiros, como destaca a coordenadora da Comissão Científica do congresso, a ser realizado de 1 a 4 de outubro, em Goiânia (GO). A expectativa é receber em torno de 200 inscrições de trabalhos científicos, repetindo o resultado do ano passado.
O edital da nova edição do concurso apresenta mudanças em relação ao ano anterior que devem ser observadas pelos candidatos, como destaca Dra. Paula Moreira.
Dois novos pontos na norma geral foram apontados pela coordenadora. Um deles determina que haverá avaliação dos e-pôsters durante o congresso. Outra regra nova determina que os trabalhos que envolvam seres humanos devem ser submetidos previamente a um comitê de ética em pesquisa. “Deverá ser apresentado o CAAE (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética) ou o parecer de aprovação emitido pelo CEP (Comitê de Ética em Pesquisa)”, reforçou Dra. Paula Moreira.
É importante que os candidatos fiquem atentos aos prazos e regras para submissão dos trabalhos científicos. Como estabelece o edital, não é obrigatório se inscrever no Congresso para submeter o trabalho. Apenas os apresentadores de trabalhos aprovados devem, obrigatoriamente, estar inscritos.
Cada trabalho deverá ter no máximo seis autores, sendo um autor principal responsável pela submissão e cinco coautores. É permitido a qualquer autor submeter mais de um trabalho, mas não é permitido enviar o mesmo trabalho para mais de uma categoria.
Para a edição do 21º Congresso, em 2024, foram submetidos cerca de 200 trabalhos e deste total 130 foram aprovados pela Comissão Avaliadora, resultado esperado para o concurso ano de 2025.
Os dez melhores trabalhos serão apresentados na Modalidade Oral, sendo que os três melhores serão premiados. Os demais serão apresentados na categoria Pôster Eletrônico, seguindo a seleção da Comissão Avaliadora, que conta com sete membros.
O edital apresenta 16 temas variados que podem ser abordados pelos candidatos. No 21º Congresso o tema predominante foi ‘Transtornos Mentais e comportamentais relacionados ao trabalho.”
A lista deste ano apresenta os seguintes assuntos: Atenção Primária de Saúde; Bioética; Capacidade Laboral; Direito Médico; Doenças Relacionadas ao Trabalho; Ergonomia; Ética; Formação do Médico do Trabalho; Gestão em Saúde; Inovação tecnológica; Legislação; Mercado de Trabalho; Perícia Médica; Pesquisa Científica; Saúde Mental e Segurança; e Saúde no Trabalho.
Segundo explicou Dra. Paula Moreira, os trabalhos inscritos são de autores brasileiros, mas também há submissão de autores estrangeiros. Além disso, as inscrições são abertas a todas as áreas profissionais. “Todos são muito bem-vindos e incentivados a participar do congresso. Buscamos ultrapassar as fronteiras multiprofissionais e assim inspirar soluções para um futuro mais saudável, com qualidade de vida para nossos trabalhadores”, acrescentou a coordenadora.