O Tempo e Folha de S. Paulo: transtornos mentais levam ao afastamento do trabalho

Os afastamentos do trabalho por transtornos mentais foram tema de duas matérias da ANAMT, publicadas nos dias 25 e 26 de julho. O diretor de Relações Internacionais da ANAMT, Dr. João Silvestre da Silva Junior, foi o entrevistado em ambas.

Na primeira, publicada pelo jornal mineiro O Tempo, ele falou sobre a relação entre transtorno mental e a queda da capacidade produtiva. “É o que chamamos de presenteísmo. A pessoa está presente no trabalho, mas não consegue dar 100% do esperado porque a depressão afeta a parte mental e cognitiva. Muitas vezes, ela é cobrada dos colegas e pela chefia por não querer trabalhar. Mas não é questão de não querer, mas de não conseguir”.

Na segunda, do jornal Folha de S. Paulo, a matéria aborda o crescimento dos casos de afastamento dos trabalhadores por ansiedade. Ele menciona situações no trabalho que levam aos casos de ansiedade, como cobranças exageradas e metas abusivas.

A matéria do jornal O Tempo pode ser vista na íntegra aqui . A da Folha de S. Paulo, neste link.

Por |2017-07-07T10:06:51-03:0026 de junho de 2017|Notícias, Saúde no trabalho|Comentários desativados em O Tempo e Folha de S. Paulo: transtornos mentais levam ao afastamento do trabalho