‘Planejando o início da sua Empresa de Saúde Ocupacional: Estratégias e Valorização’ foi o tema apresentado pelo médico do trabalho Dr. Leonardo Costenaro Sato, de Joinville (SC), no webinário da ANAMT Virtual, transmitido ao vivo no dia 20 de fevereiro. Dr. Sato, que tem MBA em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é sócio e médico coordenador na Labore Saúde Ocupacional, empresa especializada em Saúde e Segurança do Trabalho. Médicos não associados da ANAMT tiveram acesso liberado para conhecerem a plataforma e podem acessar outros conteúdos abertos até o dia 29 de fevereiro.
Antes da apresentação do palestrante, Dra. Rosylane Rocha, diretora científica da Associação, destacou as ações da ANAMT para valorização da medicina do trabalho, falou de conquistas e dos produtos científicos desenvolvidos pela Associação para levar conhecimento aos profissionais, como cursos, podcasts e webinários, entre outras ações.
Dra. Rosylane, que coordenou o webinário, ressaltou que a ANAMT considera importante que médicos do trabalho não associados à entidade possam acessar a plataforma virtual para conhecer o conteúdo produzido em prol da atualização dos médicos, um grande avanço da ANAMT. “Muitos colegas médicos de cidades do interior não conseguem participar de reuniões científicas. Oferecemos 78 produtos gratuitos, seis cursos, nove turmas com muita participação e muito retorno”, acentuou Dra. Rosylane.
Ela salientou alguns pontos: “Estamos no streaming do Spotify e temos mais de 1300 seguidores. É algo que facilita o médico porque ele pode ouvir no trânsito, na academia, fazendo uma tarefa em casa, se atualizando. A ANAMT capilarizou conhecimento e foi até o médico lá na ponta com essa maravilhosa plataforma. Queremos que vocês compartilhem com outros colegas médicos para que eles acessem também”, pontuou a diretora científica.
Dr. Leonardo Sato iniciou a palestra com proposta interativa, apresentando duas perguntas e suas respostas em tempo real. Entre os participantes, por exemplo, havia sócios proprietários de empresas de saúde ocupacional e médicos interessados em empreender.
Ao longo da palestra, Dr. Sato falou sobre pontos importantes para a abertura e manutenção de uma empresa de saúde ocupacional bem-sucedida, que atenda os principais requisitos técnicos e normativos legais. Entre os temas abordados, ressaltou a importância dos investimentos em infraestrutura e tecnologia que possam facilitar a gestão dos processos da empresa. “Tem que pensar no espaço físico adequado e na estruturação de consultórios de acordo com as normativas”, assinalou o médico.
Rotina de atendimento, contratação de equipe especializada multidisciplinar, contando com administrador, contador, TI e RH, por exemplo, foi um dos aspectos tratados. Ele ainda falou sobre a importância do treinamento contínuo para atualização, aplicação de melhores práticas e protocolos eficientes, além da preocupação com a inovação constante, foram alguns pontos abordados ao longo da palestra.