Visita do presidente da ANAMT à Fundação São Francisco Xavier destaca 21º Congresso Nacional e o valor do médico do trabalho

Com a proximidade do 21º Congresso Nacional da ANAMT, o presidente da ANAMT, Dr. Francisco Cortes Fernandes, tem intensificado a divulgação do evento, que será em Belo Horizonte (MG), de 30 de setembro a 2 de outubro. Um desses encontros foi na sede da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), em Ipatinga (MG), no dia 10 de julho.

Na ocasião, o presidente da Associação convidou e incentivou a equipe da Fundação a participar do evento, que nesta edição abordará o tema ‘Demonstrando, na prática, o valor da Medicina do Trabalho por meio de competências’.

Dr. Guilherme Hauck, coordenador da Residência Médica em Medicina do Trabalho da FSFX, destacou a importância da visita do Dr. Francisco Fernandes.

“É um fato histórico e muito importante para nós. Tivemos a oportunidade de nos aproximar da nossa Associação e conhecer as linhas de pensamento e diretrizes de quem está à frente desse processo”, pontuou Dr. Hauck.

Ao falar sobre o encontro, ele reportou algumas das principais mensagens do presidente da ANAMT.

“Dr. Francisco nos deu uma aula de atuação das boas práticas em Medicina do Trabalho, salientando a importância do atendimento horizontal, prezando pelo bom exame médico e o acompanhamento a longo prazo a fim de avaliar possíveis restrições ao trabalho e evitar adoecimentos. Também reforçou ainda mais os gestores da FSFX sobre a importância de continuar apoiando a Residência Médica em Medicina do Trabalho, promovendo valorização profissional e incentivo científico”, ressaltou Dr. Hauck.

Residência Médica

A Residência em Medicina do Trabalho foi instituída há dois anos e meio na FSFX e já formou duas médicas na especialidade. Em 2024, a Fundação recebeu uma aluna de fora de Ipatinga, o que, para o coordenador Dr. Hauck, representa que a Residência na Fundação está sendo difundida para além da cidade e acredita que a realização do Congresso ampliará ainda mais essa divulgação e procura pela formação.

“Com o 21º Congresso acontecendo em Belo Horizonte esse processo se fortalecerá muito mais, um momento em que todas as residências se juntarão na capital mineira para debates, trocas de experiências e networking”, considera.

Em março, a Fundação anunciará a abertura de inscrição para seleção de dois médicos para Residência em Medicina do Trabalho, na VITA, unidade responsável pela parte de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da FSFX, incluindo próprios, terceiros, mercado e contratos. No total, são 14 Residências nas mais variadas especialidades, segundo Dr. Hauck.

A Fundação: missão

A FSFX é uma entidade beneficente de assistência social, reconhecida pelo Ministério da Saúde e gerencia os serviços de saúde e educação da Siderúrgica Usiminas desde 1969. No início, a missão era atender aos empregados e dependentes da siderúrgica. Atualmente, presta serviços de saúde para a comunidade em geral. Mais de 70% dos atendimentos são feitos a pacientes do SUS, acrescentou o médico.
A entidade está em cinco estados brasileiros (Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul), conta com mais de seis mil funcionários e administra três unidades hospitalares, em Ipatinga e Itabira (MG).

“Estamos no Vale do Aço, região que engloba principalmente Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano e onde estão instaladas as principais Siderúrgicas do país. Em nossa região, a demanda é relativamente grande por médicos do trabalho, mas a qualificação na especialidade estava um pouco baixa. Com o início da Residência Médica e o fomento à valorização profissional esperamos uma mudança cultural das próprias empresas e incentivo às boas práticas já muito salientadas pelo Dr. Francisco Fernandes,” findou o coordenador da FSFX.

Por |2024-07-31T16:33:15-03:0031 de julho de 2024|Institucional, Notícias|Comentários desativados em Visita do presidente da ANAMT à Fundação São Francisco Xavier destaca 21º Congresso Nacional e o valor do médico do trabalho